quinta-feira, 11 de novembro de 2010

5 notas sobre o clássico, que podiam ser 6...

1. HULK - O maior entre os incríveis
Que jogador! Ele arrasa qualquer equipa... o homem corre como ninguém, tem um pique e um físico inigualáveis, ele remata com força e faz golos (15 este ano), ele assiste os colegas para golo, ele é, definitivamente, o Incrível! Passou por quem lhe apareceu na frente e "esmagou", qual rolo compressor, o campeão dos túneis.

Sou só eu que acho, ou olhando para o panorama futebolístico Mundial eram poucos os jogadores que eu aceitava em troca directa pelo nosso super-herói? Assim de repente, e para a mesma posição, só me lembro de Messi e Ronaldo. Que outro jogador, neste momento, é melhor que ele e lhe tirava o lugar?

Mas há mais para além de Hulk... Há um Helton seguríssimo que está a saber ser capitão; há um Sapunaru que está a mostrar segurança e capacidades que não lhe conhecíamos; há Rolando e Maicon que nem nos fazem pensar em Bruno Alves; há Álvaro Pereira que não se cansa e corre no último minuto como se estivesse no 1º; há até um Guarin que fez esquecer Fernando apesar de aquele não ser o lugar dele; há um Moutinho que é sempre um pêndulo certinho naquele meio campo que já é dele; há um Belluschi que já não tem só pinta de artista porque também está a sê-lo; há Varela que é um jogador fantástico e talhado para os grandes jogos e por fim há Falcao que joga muito, faz jogar e resolve!
Que grande equipa esta e que unida ela está... ou muito me engano ou me parece que fará história...

2. O calcanhar de FALCAO
Que momento sublime aquele! Falcao é já um caso sério no Porto. Antes de mais, é um grandíssimo e humilde jogador e para além disso, marca golos como ninguém e de todas as formas. Ele já havia marcado um de calcanhar ao Atlético de Madrid, mas este que marcou ao mais recente visitante do Dragão foi qualquer coisa... que maravilha! Eu diria que marcar daquela forma é o mesmo que "cagar-lhes" na tola... isto para não falar mal! Que delícia!
Até o cabeçudo Luisão ajoelhou... e rezou para não levar mais! Mas levou... forte e feio!

3. O Mestre e o Fanfarrão
Estou deliciado com o nosso treinador. Sendo certo que André Villas-Boas só ganhou uma Supertaça, por mim renovava já por mais 10 anos. Ele vive o jogo como nós (adeptos) e não disfarça o seu portismo. Estarmos a ganhar por 4 e ele na linha a correr a incentivar o jogador que sobe por aquele flanco é sintomático! Ele, como nós, não quis ter piedade do adversário e a estes se um dia puder dar 10, ele vai querer dar! Que saudades tinha eu de um treinador activo e que vive os jogos! Para além disto, nota altíssima para a maturidade que aparenta no discurso, para a capacidade motivacional, para a gestão que está a fazer da equipa e para a mestria táctica... este sim! Obrigado por nos realizar um sonho... por mim era sempre assim!

Agora o ruminante Jesus... o homem que muitos queriam ver no Dragão! Mas felizmente foi anunciado como sendo o salvador de "lampiões tristes e sós", o homem que construiu uma "máquina ofensiva trituradora" que ia vencer anos e anos seguidos, o homem que prometeu lutar pela "Championhes" (como ele diz), o "Exterminador Implacável", o "mestre da táctica", o "catedrático em futebol" é agora posto em causa? Sejam sérios!

Então foi por colocar D.Luiz em cima de Hulk que perdeu? Ele primeiro apostou no "melhor central do mundo" e de Selecção Brasileira, depois para a segunda parte apostou no Coentrão - o "melhor lateral esquerdo do Mundo" - que também não conseguiu parar Hulk! Não percebem que ele podia por os 11 atrás do Hulk que ninguém o parava? E se o parassem, o Porto tem mais jogadores, como se viu...

Percebam que o visitante perdia este jogo de qualquer jeito! Se Jesus colocasse a equipa que todos os lampiões agora dizem que seria melhor (porque a de Jesus perdeu) e perdesse na mesma, como seria normal, hoje estariam a falar das debilidades do plantel, de erros na pré-época, dos frangos do Roberto, da falta de Ramirez e Di maria, da miséria que foram os reforços, etc...

Rendam-se às evidências e atribuam o mérito a quem o tem!

4. O apoio
Que grande apoio teve a nossa equipa! Já se sabia que os adeptos iriam comparecer em força porque a meio da semana já havia o aviso de lotação esgotada! Era grande a sede e ânsia de (a)bater os lampiões, tanto que a uma hora de começar o jogo o Estádio já estava perto de estar cheio... A entrada das equipas para o aquecimento foi o primeiro ponto alto da noite! O Porto incentivado como já não me lembrava e o visitante enxovalhado como merece. Já perto do final do aquecimento, os Superdragões aclamaram individualmente cada jogador que ia jogar que, contagiados, agradeceram.
Para a entrada das equipas estava reservada uma coreografia de Estádio completo! Muitas cartolinas azuis e brancas nas bancadas, sendo que do lado do Colectivo aproveitaram para comemorar o 15ª aniversário e formaram na bancada a sigla C95 com uma frase no topo "15 anos com o Colectivo a teu lado". Já os Superdragões apresentaram num pano a equipa sob o lema "Nascidos do fogo para vencer" com o emblema do Porto de um lado e o 12 de outro. Estava bonito o Dragão... o FE5TIVAL ia começar...

5. A polícia
Mas que aparato foi este? Justifica receber este visitante na cidade como se fosse uma visita Papal ou a cimeira da NATO? 30 carros da polícia à entrada na cidade e parar o transito para as princesas passarem? Será que o FC Porto quando for a lisboa daqui a semanas terá o mesmo tratamento? Certamente que não... lá até deixam incendiar autocarros.
No dia do jogo parecia que ia haver uma guerra, polícia em todo o lado, ruas cortadas, helicóptero no ar, caçadeiras em punho... só faltaram os caças e os bombardeiros! Tanto aparato e deixaram o autocarro exposto na entrada para a garagem e não conseguiram evitar que se partisse um vidro!

1 comentário:

  1. Espectáculo,Viva o Porto,Viva os Portistas.Portoooooooooooo!

    ResponderEliminar