domingo, 3 de janeiro de 2010

Missão cumprida. Venha o próximo.

Finalmente o jogo da Taça com a Oliveirense! Desta feita num estádio com as condições mínimas e a ser jogado sobre relva... Foi um bom jogo para começar o ano, contra um adversário mais do que acessível... Diria até fácil, não forte como qualificou o Professor! Se a Oliveirense é considerada uma equipa difícil, não sei o que se diga das equipas da 1ª Liga ou da Champions. Apelidar de difícil uma equipa da Liga Vitalis com orçamento umas 100 vezes inferior ao nosso, chega a roçar o ridículo. Uma coisa é entrar em campo com todo o respeito pelo adversário sem o menosprezar, outra coisa é dizer que é difícil ou forte... Era apenas só mais um jogo para ganhar, como todos em que o Porto participa e para assumi-lo claramente e sem rodeios.

O onze apresentado não tinha grandes surpresas, dada a convocatória. Beto no lugar de Helton e Orlando Sá a estrear-se com a camisola do Porto, no lugar de Falcao. O jogo começa, como esperado, com o Porto a assumir o comando das operações e a procurar o golo essencialmente com jogadas a partir dos flancos, com Varela e Rodriguez a assumirem o protagonismo. Golo que tardou em chegar devido a falhanços à boca da baliza ou devido à barra. Na primeira parte a Oliveirense só assustou depois de uma má reposição da bola por Beto, que se redimiu com a defesa da noite. Já perto do intervalo chega o nosso golo, por Meireles a aproveitar um ressalto na área, levou a bola pela esquerda e rematou cruzado para o golo.

A segunda parte começa com a Oliveirense a tentar reagir à desvantagem mas sem criar grande perigo. O jogo foi menos interessante e o Porto resolveu-o aos 60 minutos, com Rolando a marcar o golo mais fácil da sua vida, apenas empurrando a bola lá para dentro, depois de um magnífico voo de rasante de Bruno Alves que levou a bola ao poste. Estava feito. Tempo ainda para desperdiçar (mais) um penalti... Orlando Sá podia carimbar a sua estreia com um golo, mas desperdiçou tanto o penalti como a recarga. Felizmente não era um lance decisivo e só falha quem marca. Espera-se que numa próxima não falhará, como o próprio disse.

+
Raul Meireles: notou-se a presença e influência em campo, como antigamente. Ano novo, Meireles antigo? É o que se espera para bem do Porto.
Rodriguez: mais activo do que o que vinha mostrando. Combativo, lutador e esclarecido. Espera-se que seja um bom pronuncio para o resto da época.


Resolveu-se bem um jogo que serviu mais de treino para a segunda parte da época que aí vem. Já estamos nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, onde o Belenenses é o próximo adversário. Começou-se bem o novo ano, sem deslumbrar, mas a ganhar. Afinal é o que se espera, para que no final deste 2010 se consigam os mesmos êxitos de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário