quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A voar para os Oitavos!

Pelo 4º ano consecutivo atingimos os oitavos-de-final da Champions, este ano logo na 4ª jornada. Se ser recordista de presenças nesta competição, a para do Man Utd, é digno de registo, passar à fase seguinte 4 anos seguidos também parece importante e não está ao alcance de todos.

Depois de duas jornadas para a Liga com exibições pouco conseguidas, esperava-se uma atitude diferente. O adversário era igualmente fraco e notou-se mais motivação e vontade de conquistar rápido a bola, mas futebol ainda não é o melhor. Um pouco atabalhoado, sem soluções a viver-se de um ou outro lance individual que acabava em disparate ou em falhanços... incríveis. O meio campo desta vez teve Guarin e ele nota-se em campo, ao contrário do que tem acontecido com Belluschi. Na frente desta feita jogaram de novo Hulk, Falcao e Rodriguez... Já há saudades do Varela que seria, certamente, opção para este ataque.

Na primeira parte o Apoel apenas criou por uma vez perigo, com Helton a opor-se com grande estilo e eficácia. Ficava o aviso ao qual o Porto respondeu com muitos remates, é certo, mas quase todos eles sem a direcção da baliza. Mas o pior foi mesmo o incrível falhanço de Hulk... isolado!

A segunda parte chega e o futebol estava igual, sem chama e sem correr grandes riscos e a falhar as poucas oportunidades criadas. Desta vez o destaque foi para Falcao que na cara do guarda-redes resolveu acertar nele. Altura em que o Professor decide lançar o "salvador" Farias, retirando o apagado e pesado Rodriguez. Foi já com Tomas Costa em campo, no lugar de Guarin, que chegamos ao golo a 6 minutos do final. Farias desta vez não marcou mas assistiu Falcao, que tirou um adversário da frente e rematou com convicção para o golo merecido e mais do que justificado.

Estava feito! Os oitavos já não fugiam. Um jogo em que a vitória parecia certa e que iria surgir a qualquer momento, não pela qualidade do nosso futebol, mas pelas oportunidades desperdiçadas e pela falta de qualidade do adversário.


+
Falcao: voltou a decidir, resolvendo um jogo que há muito já devia estar ganho. Voltou também a falhar um golo certo, acertando no guarda-redes, mas redimiu-se no final colocando justiça no marcador e carimbando a passagem aos oitavos. Saúda-se o regresso aos golos e espera-se que voltem a ser uma constante.

Helton: voltou a ser felino a evitar um golo certo. Tem sido importante nesta Champions, sofrendo apenas um golo (o de Álvaro Pereira não conta), em Londres, onde evitou outros certos...


-
Hulk: Apesar de andar trapalhão e deslumbrado com o sucesso, continua a ser o melhor jogador do Porto. Mas um profissional de futebol não pode falhar um golo assim. Eu sim, podia falhar, mas estou em crer que não falhava. No entanto, só falha quem lá está. Isoladíssimo, apenas com o guarda-redes pela frente... é obrigatório marcar, ou pelo menos, ficar lá perto. Mas já é a 3ª ou 4ª vez que consegue embrulhar-se com a bola, dá-la ao guarda-redes e perder um golo óbvio e fácil. Dadas as dificuldades nesse capítulo, será que Jesualdo alguma vez o colocou a treinar lances semelhantes?

Rodriguez: Pode dizer-se que, do que se tem visto esta época, parece ser um jogador banal, daqueles que não custam 7 milhões de euros e não ganham 150 mil/mês! Mas ele custa isso tudo... talvez por isso e pelo que fez no ano passado se exija mais dele. Muito mais!


Agora na Champions ainda há um objectivo, o de vencer o Chelsea para garantir o 1º lugar do grupo. Mas mais importante que isso é concentrar para o campeonato e rapidamente chegar também ao nosso lugar. Para isso é essencial vencer na Madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário