quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Equilíbrio, desequilibrado...

No jogo que podia dar o primeiro lugar do grupo, o Porto falhou. Foi a primeira derrota com consequências directas num objectivo, pois agora nada mais nos resta do que o segundo lugar e defrontar nos oitavos-de-final um dos primeiros... Se calhar até não é mau de todo, pois vejo como acessíveis o Bordéus, o Sevilha, o Arsenal e Fiorentina/Lyon. A jogar como estamos, impossíveis só mesmo Barcelona, ManUtd e RealMadrid... mas até Fevereiro ainda falta muito...

Quanto ao jogo, duas novidades. Beto na baliza e Hulk no banco... surpresa esta última, mas ele já merecia para ver que tem ainda um longo caminho a percorrer para se tornar na estrela que todos esperamos. No meio campo voltou Belluschi, que apesar de ter parecido mais solto, desapareceu na segunda parte e passes errados foram uma constante.

O Chelsea apresentou-se a jogar calminho, sem pressas e pautou o ritmo do jogo. Acelarando e controlando quando queria. O empate servia-lhes, por isso estavam tranquilos e tratavam a bola melhor que nós... O Porto tinha de fazer mais do que a miserável exibição da Madeira, e fez! Mau era... Na primeira parte fez por chegar ao golo, especialmente por Belluschi que de longe bem tentou, mas viu a barra negar-lhe o golo. Noutra ocasião depois de mais um remate de longe, foi Falcao que na cara de Cech não conseguiu marcar... O Chelsea na primeira parte, só por uma vez incomodou Beto a sério.

Depois de um primeiro tempo aceitável, esperava-se o mesmo na segunda parte. Mas não, Belluschi desapareceu, Varela também, o jogo foi mais confuso com muitos passes falhados e falta de decisão na hora do remate ou último passe. Foi uma segunda parte sem chama que piorou/acabou no momento do golo do Chelsea...


Perder nunca é bom, em casa ainda pior. Apesar de ter sido contra uma equipa como o do Chelsea (equipa de milhões, consolidada há vários anos e 1ª de Inglaterra), não devia sequer parecer normal como agora parece que é... O Porto habituo-nos a bater-se com equipas deste nível e a ganhar-lhes ou pelo menos não perder, mas esses tempos parece que já lá vão...e aceita-se, mas não se devia aceitar. Temos obrigação de fazer mais, de jogar melhor, de lutar como antes. Somos o Porto!


+
Bruno Alves: impecável como sempre! O agora, classificado por alguns de "caceteiro", "violento", "assassino" se um dia sair verá reconhecido, por esses mesmos, o seu valor e passará a ser dos melhores centrais do mundo. Mas para nós já o é! Que fique cá e por muitos anos!
Raul Meireles: parece que a selecção lhe fez bem. Esteve mais disponível e concentrado para o jogo...

-
Rolando: Estava a fazer um bom jogo, até lhe parar o relógio novamente... viu o cruzamento passar por si sem sequer tentar fazer-se à bola. Se calhar precisa de ir para o banco como o Hulk foi...
Hulk: acabado de entrar, não foi capaz (ou não quis) acompanhar a subida do lateral esquerdo do Chelsea... resultado: golo! Dois em cima de Sapunaru, facilmente desequilibraram o equilíbrio até então.


Nota do Jogo:

Deco voltou a casa e foi recebido como filho pródigo. O Dragão prestou-lhe homenagem e o Mágico não festejou o golo do Chelsea

A vénia que faltava

Deco regressou ao Dragão. Mais de cinco anos depois, o Mágico reencontrou o FC Porto pela primeira vez. Foi ele a dar o pontapé de saída, mas foram precisos 15 minutos para se perceber que ainda ninguém se esqueceu dele. Canto para o Chelsea, Deco para bater, e adeptos de pé no primeiro grande aplauso da noite. Minutos mais tarde, a confirmação de um amor que não tem fim: "Nos nossos corações... eternamente dragões", lia-se numa mensagem extensível a Ricardo Carvalho. Pelo meio, golo do Chelsea; Deco não festejou, nem um braço no ar. Mas o melhor mesmo ficou reservado para o minuto 76: estádio de pé a ovacionar o Mágico no momento da sua saída. Arrepiante. Deco agradeceu. Para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário